geral@socialdatalab.pt
+1 00 974 4012 0320
SocialDataLab > Projetos > Lista Projetos > EyeData – Portugal, Europa e Mundo
EyeData

EyeData – Portugal, Europa e Mundo

O que é?

O EyeData® é uma ferramenta de análise de dados estatísticos, com forte componente visual, criada pela Social Data Lab para a Agência Lusa.

Contém informação para 3 geografias diversas: Portugal e os seus concelhos, Portugal na UE e Portugal no mundo. Em cada geografia, são apresentadas cerca de 60 variáveis especialmente escolhidas pela sua relevância, e recolhidas junto de fontes confiáveis, para ilustrar as realidades económicassociais ou culturais em causa.

Em cada geografia, são também apresentados fatores (agregadores de variáveis) interpretativos que podem ser relacionados com as variáveis – assim como estas se podem relacionar entre si –, para compreender as suas interligações.

Por que razão foi criado / para que serve?

Existe muita informação na era em que vivemos. Porém, para compreender as nossas sociedades complexas, é necessário fomentar, para além da consulta e do uso dos dados estatísticos, a capacidade de interligar estes dados. Assim, esta ferramenta, de acesso gratuito, permite de forma simplesintuitiva e visualmente apelativa, apreender a realidade de forma relacionada, ou seja, combinando vários indicadores ao mesmo tempo.

Por que é inovador?

A inovação decorre da:

  • ergonomia: usando apenas uma imagem no visor do computador, sem ter de mudar de página, é possível “brincar” com os botões e as caixas de seleção disponíveis e observar os resultados, nas variáveis e nos mapas de cada uma das 3 geografias, das sucessivas experimentações realizadas;
  • simplicidade: ferramenta fácil e intuitiva para um utilizador que não necessita de conhecimentos especiais de Estatística ou de Matemática;
  • rapidez na aquisição de conhecimento: é possível, num minuto, visualizar a mancha dos concelhos ou dos países com maior desenvolvimento económico, por exemplo, ou perceber que é nos concelhos portugueses economicamente mais desenvolvidos que se regista maior fecundidade.

Detalhes do projeto

Nome do cliente:
Lusa - Agência de Notícias
Categoria:
Business Intelligence