geral@socialdatalab.pt
+1 00 974 4012 0320
SocialDataLab > Projetos > Lista Projetos > Machine Learning aplicado à previsão de vendas no retalho

Machine Learning aplicado à previsão de vendas no retalho

Cada vez mais as estratégias de planeamento assumem um papel preponderante na gestão de uma empresa. De entre estas, no processo de tomada de decisão, destacam-se sobretudo os modelos de previsão, que são de extrema importância para a gestão do negócio. Os modelos de previsão baseiam-se na combinação inteligente de diversas fontes de dados heterogéneas.

Uma empresa que processa bens alimentares perecíveis, como sanduíches ou saladas, que são vendidas a retalho, requer uma grande coordenação com diferentes produtores. Se a procura do seu produto for inferior ao esperado, perde dinheiro em matéria-prima não utilizada. Se for maior, existe um potencial que não consegue satisfazer, até podendo abrir a porta a competidores. Para combater estes possíveis vetores de ineficiência, algoritmos de Machine Learning podem aprender a dinâmica de procura de diferentes produtos, permitindo fazer o melhor match possível entre oferta e procura. A procura de produtos é afetada por uma infinidade de fatores, incluindo a psicologia das pessoas e a sua reação ao mundo. O consumo de produtos como gelados, saladas e cervejas são altamente afetados pela meteorologia, por exemplo, sendo que modelos estatísticos clássicos têm dificuldade em captar corretamente estas dinâmicas.

 

Detalhes do projeto

Nome do cliente:
Demo genérica (cliente confidencial)
Categoria:
Business Intelligence + Machine Learning