Todos os dias somos confrontados com informação em abundância relativa à pandemia pelo novo coronavírus. Ainda que muita, carecemos de uma informação fundamental: enquadramento e compreensão da propagação do vírus. Assim, para além da consulta e do uso dos dados estatísticos, urge a necessidade de interligá-los e compreendê-los.
Porque é que o Alentejo apresenta poucos casos de Covid-19? Que caraterísticas distintivas tem o Norte para ser a região com mais casos?
Esta plataforma permite, de forma simples, intuitiva e visualmente apelativa, apreender a realidade COVID-19 de forma relacionada, combinando vários indicadores recolhidos junto de fontes oficiais. Para o caso de Portugal destaca-se a utilização das fontes INE e PORDATA. Para o caso mundial destacam-se as fontes World Data Bank, Nações Unidas, OCDE e ILO.
Pretendemos dotar os vários intervenientes neste combate, todos nós – cidadãos, empresas, profissionais de saúde, entidades governamentais responsáveis -, de conhecimento científico sustentado para podermos atuar mais e melhor sobre esta pandemia, contribuindo positivamente para o abrandamento da sua dispersão.
Este é um dashboard de acesso gratuito e universal, que permite disseminar informação fidedigna e dar a conhecer e enquadrar esta nova realidade, ao nível municipal e mundial, com atualização diária.